domingo, 18 de março de 2018

ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL 2018



Neste domingo (18/03), a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, Planalto-BA, realizou a Assembleia Pastoral Paroquial deste ano. Esta grande reunião contou com a presença do pároco, o Padre Mairton Marques, dos núcleos de coordenações dos setores (18 - doze rurais e seis urbanos), comunidades (mais de 50), movimentos pastorais e serviços existentes na Paróquia.

Conforme a programação, a Assembleia teve início às 07h15, com a Santa Missa, celebrada na Igreja Santa Rita. Logo após a celebração e o café, as pessoas que participaram desse grande momento de planejamento e avaliação seguiram, em caminhada, até a Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, onde a Assembleia foi aberta e os trabalhos iniciados.






Na Matriz, após um breve momento de animação, ocorreu a Instalação da Assembleia, realizada sob a condução do Padre Mairton Marques, na presença simbólica de seis pessoas que, naquele momento, representavam: os setores urbanos, os setores e as comunidades rurais (mata e caatinga); as pastorais e os movimentos. Também participou deste momento o seminarista Hugo.

Na sequência, a oração inicial foi conduzida por uma equipe formada para tal tarefa. A seguir, o padre Mairton apresentou o Regimento Paroquial e leu o capítulo VI “Da Assembleia Paroquial de Pastoral”. Ainda nesse momento, o reverendo discorreu sobre a história e a importância de tal documento, bem como ressaltou que o referido regimento ainda está em fase de construção.



Ainda nesses momentos iniciais da abertura e da instauração da Assembleia, durante sua fala, se dirigindo aos participantes, o padre Mairton partilhou algumas reflexões feitas à luz da Exortação Apostólica “Evagelii Gaudium”, do Papa Francisco, fazendo memória, inclusive, aos cinco anos de pontificado do Pontífice. Logo após, Eliana Pacheco leu a ata da Assembleia Pastoral Paroquial do ano de 2017.



Às coordenações foi entregue um kit contendo todo o material utilizado na Assembleia. Dentre estes, estava o Planejamento Pastoral Paroquial 2018, um pequeno livreto contendo a relação dos organismos existentes na Paróquia; o Plano Pastoral Paroquial Arquidiocesano, os Planejamentos produzidos por cada organismo; a Agenda Geral da Paróquia; o Anuário; e alguns anexos. À plenária, Jorge Cleiton (Pastoral de Comunicação) apresentou este importante material.



Na sequência da programação, o padre Mairton tratou das reformas pelas quais vem passando a Paróquia. Nesse momento, ele apresentou o projeto da cozinha e do refeitório do Centro Missionário Senhor do Bonfim e, também, uma proposta de campanha, no intuito de começar a angariar fundos para a realização dessa obra.

Seguindo a pauta do dia, Girlene Queiroz e Jorge Cleiton, representando a equipe responsável pela síntese das avaliações do ano anterior, apresentaram o resultado do trabalho (essas avaliações já haviam sido entregues pelas coordenações, no mês de novembro de 2017, à referida equipe). Finalizando o período da manhã, os setores urbanos apresentaram os seus respectivos planejamentos para o ano de 2018 (logo após ouvi-los, o padre sugeriu, aos referidos setores, que eles pensassem numa forma de trabalharem em conjunto, numa espécie de conselho dos setores da sede).

Após o almoço, ocorreu a segunda parte das apresentações dos planejamentos. Desta vez, apresentaram: os setores rurais, as pastorais, os movimentos e os demais organismos da paróquia.

Além dos fatos relatados anteriormente, alguns outros momentos foram realizados, a saber:

Votações:
- Escola Missionária, por maioria de votos, a Assembleia decidiu manter a sua realização, porém, a partir de agora, ocorrerá bimestralmente e a alimentação será partilhada;
- Nova secretária de ata da Assembleia: Rosane Fonseca e Elça Batista (esta como suplente);
- Conselho Missionário Paroquial (COMIPA). Foram eleitos: Eleides (Lezinha), Eliana, Mirian, Cristino (Kito) e Roberto.
- Gesto concreto da CF-2018. Seis ações foram sugeridas pela Assembleia, porém, apenas três, posteriormente, serão ratificadas pelo CPP;
- Por fim, todas as pessoas presentes avaliaram a Assembleia, por meio de uma cédula, na qual colocaram por escrito sua avaliação.

Orientações Pastorais 2018:

- Ano do Laicato e Ano da Família: aprofundar nesses temáticas;
- Setor Juventude: maior atenção a este setor;
- Planejamento Pastoral 2018-2019: Erratas, propostas, sugestões, correções etc.;
- Atividades da Paróquia/Comunidade: Planejar, divulgar, avaliar, registrar (livro de atas, livro de tombo, arquivo);
- Festas de padroeiros: Trazer “convite-programação” à Paróquia para possíveis ajustes e correções, antes de divulgar. O mesmo vale para artes que serão utilizadas em camisas;
- Secretaria Paroquial: Pastoralmente, cada secretário ficará mais ligado a um bloco, em sistema rotativo (Flávia – Caatinga/ Felipe – Mata/ Nica – Sede). Protocolo de atendimento: preencher e deixar por escrito;
- Campanhas: Fitinhas, Hinode (Padre). Demais iniciativas: por conta dos grupos e das comunidades. Sempre enfatizar o dízimo;
- Investimentos 2018: Centro Missionário Senhor do Bonfim (Cozinha – fogão industrial de 6 bocas, liquidificador industrial 8l, freezer 310l, forno). Geral (3 bebedouros, 400 copos/acrílico). Secretaria (1 notebook, 1 armário para todo o material pastoral – em andamento -, novos murais). Reformas (demolição de paredes na cozinha). Novo almoxarifado. Revitalização da sala do primeiro andar. Casa paroquial (1 notebook, 3 novas camas box, material para 3 camas, 1 ferro elétrico, 1 tábua de passar, 1 liquidificador, 1 multiprocessador, manutenção na questão hidráulica e nova calçada). Setor São José (conclusão do muro e grades)
- Prestação de contas: Planilhas encontram-se nos murais da secretaria paroquial;
- Semana Santa: Programação/ Espiritualidade/ Divulgação/ Participação;
- Sacramentos: Iniciação Cristã (preparação para Batismo – crianças e adultos, Eucaristia e Crisma – Doc. 107 da CNBB – Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários);
- Seminaristas: Experiência pastoral em nossa Paróquia: Hugo e Manoel;
- Coordenações vacantes: Ver todas as situações de vacância;
- Integração paroquial: Em todos os sentidos... Catequese, Liturgia, Dízimo, Movimentos, Setor Família, Setor Juventude, Setor Social, etc. Ampliar horizontes;
- Entre outros.

A Assembleia Pastoral Paroquial 2018 foi encerrada por volta das 16h, após os agradecimentos e a oração final.

Confira algumas fotos:











Confira mais fotos no Álbum clicando AQUI
Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário